segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Para matar a saudade do blog e contar novidades: Um tiramisu


O meu sumiço daqui tem um bom motivo: A chegada da minha filhota!! Sim, é uma menina! Eu havia optado por saber o sexo só no momento do nascimento e confesso que foi a melhor surpresa do mundo, foi um momento muito emocionante na minha vida. O resto vocês já imaginam, bebe em casa: Trabalho extra, fraldas sujas, mamadas, noites mal dormidas e dias que passam num susto... Falando assim parece até que não tem nada de gostoso em ser mãe, mas tem sim, e como! Além de ter prazer em executar todas essas atividades ai eu ainda sou inundada de uma mistura de sentimentos maravilhosos: É muito amor!
Isadora já está com dois meses e me contemplando com sorrisos e um soninho mais estável durante o dia, o que me deixa ainda mais apaixonada e me permite correr para cozinha para preparar alguma receitinha rapida, como esse tiramisu. A receita original é da Nigella, mas eu precisei fazer algumas adaptações. O resultado ficou igualmente gostoso.

Tiramisu da Nigela um tantinho adaptado pela Aline

Ingredientes
2 ovos separados
1/3 de xicara de chá de açucar
1/3 de xicara de chá de licor de cacau (a receia original usa licor frangelico, mas vc pode substituir por uma bebida alcoolica de sua preferencia)
*250g de cream cheese light (uso o light por ter um sabor bem mais suave)
*250g de creme de ricota light 
20 biscoitos champagne finos
3/4 de xicara de chá de café adoçado à gosto
3 colheres de sopa de cacau em pó para o acabamento

* A receita original de tiramisu é feita com queijo mascarpone, você pode subistiuir o creme de ricota e o cream cheese por 500g de mascarpone.

Modo de preparo

Junte as claras e o açucar e leve ao fogo brando até que as claras percam a viscosidade e o açuca se desfaça, retire do fogo e leve para a batedeira, bata em velocidade maxima até que esfrie e vire um merengue firme, reserve.
Junte as gemas, o cream cheese, a ricota cremosa e metade do licor de cacau, bata até formar um creme fofinho. Adicione a este creme o merengue de claras, mexendo delicadamente com auxilio de uma espatula, reserve para a montagem.

Montagem

Misture o café ao licor, reserve. Forre o fundo de um refratário de vidro retangular de mais ou menos 25x15cm com o creme, em seguida umedeça os biscoitos champagne na infusão de café e licor e disponha-os um a um sobre o creme, acrescente o creme novamente e vá intercalando com os biscoitos umedecidos até o final. Finalize polvilhando cacau em pó sobre o creme, leve a geladeira por 4-6 horas e sirva gelado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário