sábado, 23 de junho de 2012

E no meio da bagunça, bolo... hummm, de queijo!


Cozinhar na cozinha da casa da minha mãe está sendo um desafio e tanto, faz um mês que essa reforma não acaba, e nos armários novos que ela instalou ninguém encontra nada, tudo tão fora do lugar =(
Agora o lado positivo, eu ganhei uma bancada enorme de granito para fazer meus doces e armários só pra mim, só pra mim! Não vejo a hora de inaugura-los. 
Tem umas duas semanas que durmo e acordo pensando nesse bolo de queijo. Aqui em Belém tem uma doceria muito famosa e muito boa que o vende, e eu esperta que sou, na época em que prestava consultoria lá, aproveitei para colar algumas receitinhas pro meu caderninho, entre elas está essa de bolo de queijo que é um dos meus bolos  favoritos (depois do de chocolate é claro). Depois do susto que eu levei ( O gás me resolve acabar bem no meio do assamento do meu bolo, e eu só descobri quando reparei que o bolo estava demorando muito para ficar pronto), gás trocado pelo irmão fortão e bolo fofinho para o lanche da tarde.

Bolo de queijo
Ingredientes:
5 ovos grandes
250g de manteiga c/ sal
2 e 1/2 xicaras de chá de açúcar
300ml de leite integral
100ml de água
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (Se possível utilize o queijo de verdade e não os de pacotes).
500g de trigo
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento

Para a cobertura
1 lata de leite condensado de 395g
1 caixa de creme de leite de 200g
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Comece pelo bolo: Bata as claras em neve e reserve, em outra vasilha bata a manteiga com açúcar até formar um creme fofo e claro, ainda batendo, adicione as gemas uma a uma, bata até formar uma massa bem lisinha, desligue a batedeira. Agora com auxilio de uma colher de pau misture o  restante dos ingredientes, a farinha aos poucos alternando com o leite e a água, misture bem delicadamente até tudo se tornar homogêneo, por ultimo, acrescente o fermento, a essência de baunilha e as claras em neve, misturando também delicadamente, leve ao forno pré-aquecido em forma de furo no meio de aproximadamente 33cm devidamente untada, por 40, 45mn.
Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura: leve ao fogo brando, o leite o condensado, o creme de leite e o queijo ralado, cozinhe até desprender do fundo da panela, sempre mexendo bem para não gruda ou empelotar. Depois de desenformado, cubra o bolo e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário