segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pudim de mãe



Sabe aqueles pudins de leite que tem em todo canto? Seja esquecido na vitrine da padaria ou seja em todo almoço de família... Lá está ele, brilhoso e caramelizado. Pois é, eu passei muito tempo para conseguir reproduzir a receita que pra mim, é a melhor de todas as receitas de pudim de leite: A receita da minha mãe! Aquela mesma receita que ela aprendeu com a minha avó, que aprendeu com a minha bisa, a tempos e tempos atrás em algum lugarejo das Minas Gerais. E para mim, não há nada mais maternal do que o sabor desse pudim, o qual até ontem eu nunca havia conseguido reproduzir. Nas minhas varias tentativas frustradas, uma hora ficava duro, ou doce de mais, ou entrava água do banho maria, ou ficava mole de mais e se esfarelava ao ser desenformado... simplesmente não dava certo, ou eu não tinha o "Q" de mãe para faze-lo.
Foi então que depois de engravidar, tomei ontem a corajosa decisão de confeccionar essa sobremesa que tanto aprecio, pois para mim já havia virado uma questão de honra!
Lá fui eu para a cozinha, munida dos ingredientes e sob o olhar atento de minha mãe e de meu marido, cheguei a errar o ponto do caramelo seco (nossa isso era um desafio muito serio para mim), mas não desisti, tentei novamente e depois de estragar meio quilo de açúcar consegui o caramelo perfeito para o meu pudim, depois de enforma-lo e leva-lo ao forno, foram os 80mn mais tensos da preparação de um doce na minha vida. Até que por fim, Eureka!! Consegui preparar um pudim delicioso, muito macio, doce na medida e lindo!!
Permissão para ser mãe: Concedida! =D


Pudim de mãe


Ingredientes:
Para o caramelo seco
300g de açúcar refinado

Para o pudim
395g de leite condensado (moça de preferencia)
790ml de leite integral 
200ml de creme de leite
3 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Comece pelo caramelo, coloque o açúcar em uma forma redonda de furo no meio, e leve-a diretamente sobre a chama do fogão, com auxilio de uma colher de pau e muita paciência, derreta o açúcar até o ponto de caramelo (é quando ele fica translucido e vermelho dourado). Retire do fogo e com auxilio de um guardanapo limpo ou luvas térmicas vá virando a forma até que o caramelo cubra todas as laterais da forma. Reserve.
No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, o creme de leite, os ovos e a baunilha, até que todos os ingredientes se incorporem, é bem rápido. Coloque essa mistura na forma caramelizada e leve ao forno médio, protegido por papel alumínio em banho maria por cerca de 70-80mn, faça o teste do palito antes de retirar do forno, apos assado, desenforme e sirva gelado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário