quarta-feira, 30 de maio de 2012

Clássicos que amamos: Monteiro Lopez




Confesso que monteiro lopez não foi o doce favorito da minha infância, e talvez isso se deva ao fato de eu nunca ter acertado fazer ou comer um bem gostoso, mas... como tudo em mim atualmente vem mudado, (digo além das mudanças físicas), também já percebi mudanças comportamentais e isso inclui gostos, eu tive um repente no meio da noite de segunda-feira, de preparar monteiro lopez, fui para cozinha completamente determinada a fazer os mais gostosos monteiros lopez do mundo. Resultado: Maridão hipnotizado com os tais! Pra isso eu fiz varias adaptações que meu senso de doceira julgaram importantes. Resultado 2: Uma massa crocante, leve e saborosa... Nada que remetia aquele passado de biscoitos duros e salobros... eca.

Monteiro Lopez da Aline

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
3 e 1/2 colheres de sopa de margarina
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de fermento químico

Para a calda:
1 colher de sopa de cacau em pó
5 colheres de sopa de açúcar e mais um pouco para confeitar
1 colher de sopa de margarina
70ml de água

Comece pelos biscoitos, em uma vasilha grande, junte todos os ingredientes e amasse com os dedos até formar uma massa lisa, homogênea e fácil de manusear, sim, ela não deve grudar nos dedos. Modele os biscoitos no formato padrão como eu fiz ( assim rende cerca de 20 und ). Forre uma assadeira retangular de laterais baixas com papel manteiga, e disponhas os biscoitos com pelo menos 0,8cm de distancia um do outro, leve ao forno pré aquecido em temperatura baixa, por cerca de 20mn, eles devem ficar dourados por baixo e clarinhos por cima.
Enquanto ainda estão no forno, prepare a calda, em uma panela pequena, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até levantar fervura, deixe mais 5mn e então desligue o fogo, a calda deve ter aspecto encorpado, grossinho, e liso, sem grânulos de açúcar ou cacau.
Depois de prontos e frios, mergulhe os biscoitos na calda e passe no açúcar refinado para finalizar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário