domingo, 23 de outubro de 2011

Clássicos que amamos: A torta de limão favorita


Aqui em casa existem dois doces que fazem a cabeça da gente, a preta maluca do Manu e a torta de limão com chantilly. Essa torta de limão é para pessoas desacreditadas na arte da culinária, até quem não sabe cozinhar meeeeesmo acerta fazê-la! E eu não canso de ver a cara de surpresa das pessoas quando dou a receita dela: Mas é só isso mesmo??? Assim tão fácil??
Existem duas versões dessa torta, uma facilíssima e uma facílima, aqui vou postar a receita facílima, pois acho que essa tem um toque mais sofisticado graças a casquinha crocante.



Torta de limão favorita

Ingredientes para a massa (massa podre)
150g de trigo
2 colheres de manteiga
2 colheres de açúcar
2 colheres de água

Ingredientes do mousse
1 lata de leite condensado - 390g
2 caixinhas de creme de leite - 400ml
1 pacote de suco em pó da marca MID, sabor limão

*Cobertura
1 caixinha de chantilly pronto - 200ml ( Uso sempre da marca Hulálá)
Raspas de um limão

Modo de fazer:
Comece pela casquinha da torta: Em uma tigela, coloque o trigo, a manteiga e o açúcar e vá misturando com os dedos até começar a unir todos os ingredientes, coloque a água e vá amassando até que a massa deixe de grudar nos dedos, forre o fundo e as laterais de uma assadeira redonda 25cm de fundo removível com a massa, faça pequenos furinhos com o garfo e leve ao forno a 170°C  por 20-25mn.
Agora faça o mousse: Bata todos os ingredientes do mousse no liquidificador até homogenizar completamente. Reserve.
Na batedeira bata o chantilly até formar picos firmes.
Montagem: Depois de fria, desenforme a casquinha e acrescente o mousse em seguida espalhe o chantilly e com as costas de uma colher faça ondinhas, acrescente as raspas de limão e leve a geladeira. Sirva gelada.

Um comentário: