terça-feira, 18 de outubro de 2011

Muffins de farinha láctea para uma consciência tranquila




Vou confessar que eu não me importo tanto com a qualidade nutricional dos doces que preparo (um pecado para uma nutricionista), mas para mim doce é doce, e tem que ter açúcar, gordura, farinha... Mas pensando em doces para agradar multidões e comer sem tanta culpa, eu optei em fazer substituições simples que geram bons resultados: Menos calorias vazias, mais fibras, menos gordura saturada, mais proteínas... Que me rederam esses úmidos e macios muffins com farinha láctea e mesclado de chocolate.


Muffins de farinha láctea com mesclado de chocolate

Ingredientes

Para o mesclado de chocolate
200ml de creme de leite
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de cacau em pó

Para os Muffins
2 ovos inteiros
3 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de açúcar refinado
1 xícara de chá de farinha de trigo
4 colheres de sopa de farinha láctea
1 colher de chá de fermento químico
100ml de iogurte natural sem açúcar

Modo de preparo

Comece pela calda de chocolate,  em uma panela leve os ingredientes descritos ao fogo médio até começar a ferver, em seguida cozinhe em fogo brando (mexendo de vez em quando) até a mistura começar a soltar do fundo da panela (tipo um brigadeiro). Reserve.

Agora prepare a massa dos muffins, bata os ovos, os dois tipos de açúcar e a manteiga até formar um creme fofo, acrescente então o trigo e bata até incorporá-lo a massa. Com o auxilio de uma espátula vá misturando os demais ingredientes, primeiro a farinha láctea, depois o iogurte e por ultimo o fermento, depois que a massa estiver homogênea, acrescente a calda de chocolate (fria) à mistura, misturando delicadamente (a calda deve gerar um efeito marmorizado, como se não fizesse parte do restante da massa, como mostra a foto abaixo). Leve ao forno em 12 forminhas para muffins por 35 minutos à 180°C.





Nenhum comentário:

Postar um comentário