sábado, 10 de setembro de 2011

Clássicos que amamos: Mini profiteroles


Adoro receber amigos aqui em casa, não que eu precise de motivos para fazer guloseimas, mas toda vez que tem alguém aqui eu não faço sala, faço cozinha! E lá vou eu preparar alguma gostosura (doce) para o visitante. Estes profiteroles da foto são um acerto em qualquer ocasião, fáceis e rápidos de fazer, sem contar que são de agradar gregos e troianos.

Profiteroles recheados com doce de leite

Ingredientes
240ml de água
100g de manteiga com sal
115g de farinha de trigo
5 ovos
100g de doce de leite para rechear


Modo de preparo
Coloque a água e manteiga em uma panela média e leve ao fogo alto até ferver, em seguida junte a farinha  e misture com uma colher de pau até homogenizar, cozinhe rapidamente essa massa em fogo baixo até desgrudar da panela. Retire do fogo e transfira para a batedeira, acrescente os ovos um a um batendo em velocidade alta até formar uma massa lisa e bem homogênea. Coloque a massa em um saco de confeitar, corte o bico do mesmo do tamanho do diâmetro do seu dedo indicador ( um pouco menos de 1cm de diâmetro). Em duas formas retangulares grandes, com a massa do saco de confeitar, faça círculos preenchidos de mais ou menos 2cm de diâmetro (Lembrem-se que são mini profiteroles) com espaço de 2 cm entre cada um. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 30mn ou até que dourem. Depois de frios, abra os profiteroles delicadamente com os dedos mesmo e com a ponta de uma faca pequena recheie com doce de leite.
Consegui 30 unidades
*A cobertura é opcional, e eu usei ganache de chocolate meio amargo. Levei ao microondas 100g de chocolate meio amargo picadinho e 50ml de creme de leite sem soro por 40 segundos, em seguida misturei bem com auxilio de uma espatula de silicone até os ingredientes homogenizarem e reguei os profiteroles com o ganache.

2 comentários: