terça-feira, 13 de setembro de 2011

Clássicos que amamos: Brownies e a força do pensamento


Hoje eu acordei com uma super preguiça e para piorar com uma dor estranha no tornozelo esquerdo que estava dificultando bem minha locomoção, levantei da cama com aquela vontade de ficar mais um pouco, tomei banho me arrastando de preguiça, escovei os dentes quase dormindo sobre a pia e pensando: Como eu gostaria de me livrar do compromisso de hoje, até que lá pelas 8:00h da manhã, quando eu já estava pronta e até conformada em sair de casa para trabalhar, meu cliente liga "Aline, teremos que transferir nossa reunião para amanhã!"

Eu constantemente tenho provas de que o pensamento tem poder =)

Como fiquei com a manhã livre, ao invés de voltar correndo para a cama, resolvi fazer estes brownies que a tempos eu estava cobrando de mim mesma, adaptei a receita de um livro novo que comprei na feira Pan-Amazônica do livro chamado Guloseimas para todos os gostos de Jo McAuley pela Publifolha. Coincidência ou não achei as receitas desse livro um tanto gordurosas, pois é a segunda vez que recrio uma das receitas do livro e acho o resultado final gorduroso de mais. Acredito que para bolos médios (de 25 até 35cm) não há necessidade de mais de 200g de manteiga.

Brownies clássicos

Ingredientes
225g de manteiga (Usei 185g e ainda achei que ficou gorduroso, recomendo usar 150g)
175g de chocolate amargo em pedaços
3 ovos inteiros
1 colher de essência de baunilha
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
Uma pitada de sal
10 castanhas do PA grosseiramente picadas (Usei estas pois aqui no Norte é mais fácil de encontrar, mas você pode substitui-las por amêndoas, nozes, pecãs, macadâmias, etc...)

Modo de preparo
Em um recipiente adequado leve ao microondas por 40 segundos a manteiga (corte-a em cubos se estiver fria) e o chocolate picado. Em seguida misture bem até ambos ingredientes incorporarem e deixe esfriar.
Na batedeira, coloque os ovos, a essência de baunilha, o açúcar e bata até formar um creme fofo, em seguida acrescente a mistura derretida de chocolate e manteiga e a farinha de trigo, bata em velocidade média até formar uma massa lisa. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C em forma retangular de 22cm devidamente untada por 25-30 minutos. Depois de assado, espere esfriar, corte em quadrados e sirva.
Combina bem com sorvete de creme =)



Nenhum comentário:

Postar um comentário