sábado, 17 de setembro de 2011

Amêndoas, limão siciliano, um bolo que vale muito à pena ser feito e um amor para comemorar



Eu sonhei com este bolo, e acordei sentindo o gosto dele, no mesmo dia fui correndo providenciar os materiais para confecção do mesmo (Nada muito extravagante que eu não tivesse em casa, fui apenas atrás de graciosos limões sicilianos). Eu me esparramei confortavelmente no sofá, com meu bloquinho de anotações e uma caneta, e comecei a rascunhar a nova receita que estava habitando minha cabeça (Sim, veio tudinho da minha cabeça, aliado ao meu tino e prática de confeitaria). E um bolo especial é claro, está associado à comemorações especiais, hoje fazem nove meses que eu e Manu decidimos experimentar a vida juntos, dividindo a cama, as alegrias, as tristezas, as conquistas, as perdas, um presente e todo um futuro pela frente. E com vocês meus leitores, eu divido este maravilhoso bolo de amêndoas e limão siciliano. =)

Bolo de amêndoas e limão siciliano

Ingredientes
200g de manteiga
300g de açúcar
3 ovos separados
1 colher de sopa de essência de baunilha
220g de farinha de trigo
40g de amido de milho
100g de farinha de amêndoas
270ml de leite
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
Raspas de limão siciliano

Para a cobertura
200g de açúcar de confeiteiro
150g de manteiga sem sal
100ml de creme de leite
Suco de um limão siciliano
Raspas de um limão siciliano

Modo de preparo
Bata as claras em neve e reserve. Pese os ingredientes secos (Trigo, farinha de amêndoas, amido de milho, fermento e sal) e misture-os em uma tigela e reserve. Em outra tigela, bata as gemas, a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo, acrescente agora aos poucos a mistura de secos alternadamente com o leite, bata em velocidade média até homogenizadeira por completo a massa, acrescente então as raspas de limão e a essência de baunilha e as claras em neve, misture tudo com auxilio de uma espatula ou fuê. Leve ao forno pré-aquecido a 180g, em forma devidamente untada de 25cm por 45mn.

Preparando a cobertura
Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo e claro, ainda batendo acrescente o creme de leite, deixe incorporar a mistura, acrescente o suco e as raspas de limão siciliano e bata até o creme tomar uma textura lisa e consistente.
*É importante lembrar que a quantidade de suco não deve ultrapassar 30ml

Depois de desenformado e frio, recheie e cubra o bolo como manda sua criatividade, no meu caso usei mini suspiros coloridos para dar um charme a cobertura branquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário