quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bolo mesclado de morangos para mamãe


Toda vez que resolvo preparar algo para minha mãe eu fico apreensiva, ela é digamos... Exigente de mais =). Para cativar seu paladar eu aprendi a usar frutas frescas, menos gordura e menos açúcar nos doces. E ontem ela chegou aqui em casa com uns morangos lindos me cobrando uma sobremesa. Depois de muito pensar eu optei por um bolo com cara de mãe, para ser a atração principal do lanche, do jeitinho que ela gosta, bem úmido, doce na medida e macio sem ser gorduroso, o resultado? Ela adorou! 


Bolo de mesclado de morangos


Ingredientes
3 ovos separados
125g de manteiga sem sal
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de trigo
100ml de creme de leite
100ml de leite
1 colher de sopa de fermento

Para o mesclado de morangos
200g de morangos limpos e cortados em cubinhos
3 colheres de sopa de açúcar
½ xícara de água


Modo de preparo
Comece preparando o mesclado de morangos, em uma panela ferva a água, o açúcar e os morangos até formar uma geléia com pedacinhos, desligue o fogo e reserve.
Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela coloque o açúcar, as gemas e a manteiga e bata até formar um creme claro e fofinho. Em seguida acrescente o trigo alternando com o leite, bata tudo até formar uma massa lisa e homogênea, acrescente então o creme de leite e misture com o auxilio de uma espátula ou fuê, depois as claras e o fermento e incorpore à massa delicadamente. Ao final acrescente a geléia de morangos já fria e misture grosseiramente à massa com auxilio de uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido em forma devidamente untada de 20cm, por 45mn à 160°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário