quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reinventando receitas: Cupcakes de chocolate com glacê amanteigado


Eu que não consigo me conter em mudar alguma coisa em uma receita, por confiar demais na minha intuição (Ainda bem), estava lendo uma revista da Wilton de 1999 (que minha sogra generosamente passou para os meus cuidados) onde haviam diversas receitas de coberturas, daquela época que era moda aqueles bolos todos decorados com bico pitanga (que eu ainda acho uma gracinha) e eu fiquei... digamos que, curiosa a respeito do tal glacê amanteigado que fazia parte da decoração de todos os bolos daquela época, então ontem a noite inventei uma receita rápida de cupcake de chocolate só para poder utilizar a nova cobertura que havia aprendido. Os bolinhos ficaram fantasticamente macios e saborosos, porém o glacê não tem um sabor maravilhoso, é o tipo de cobertura para comer com os olhos, pois é muito gordurosa e tem corantes diga-se de passagem, mas não dá para negar a belezinha que esses bolinhos ficaram.

Receita:
Cupcakes
2 ovos inteiros
3 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 xícara de chá de açúcar
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de chocolate em pó\
1 colher de chá de fermento químico
100ml de leite de coco
100 g de chocolate amargo

Modo de preparo
Bata os ovos com a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo, em seguida acrescente a farinha de trigo e o chocolate em pó aos poucos alternando com o leite de coco, bata em velocidade média, ao final acrescente o fermento químico. Unte 12 forminhas para cupcake ou asse em 12 forminhas de papel para cupcake (mais prático), encha as forminhas com a massa até 1,5cm da borda e acrescente um pedaço pequeno de chocolate amargo e afunde-o com o dedo na massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Depois de assados e frios confeite-os com o glacê,

Glacê amanteigado
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada à temperatura ambiente
1 colher de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de leite condensado
1 colher de chá de essência de baunilha
Corante alimentício gel a gosto

Bata a manteiga e a gordura vegetal até formar um creme e dobrar de volume, acrescente o açúcar bata, em seguida o leite condensado a essência de baunilha e por ultimo o corante. Confeite os bolinhos como desejar. Para confeitar estes da foto usei bico pitanga aberto para fazer as ondinhas e o perlê pequeno para fazer as bolinhas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário