domingo, 28 de agosto de 2011

Um red velvet delicioso e uma grande decepção

Primeiro a notícia ruim, meu bolo desmoronou depois de pronto...
Agora a notícia boa, o sabor desse bolo é maravilhoso e combinou muito bem com o marshmallow (em se tratando de sabor).
*Uma dica: Jamais recheie bolos e tortas com marshmallow, é um doce que não dá fixação as camadas do bolo, as camadas vão deslizar como seus pés deslisariam em um chão cheio de sabão, use apenas para cobrir.

Os recheios para esse tipo de bolo variam bastante, desde que seja branco (para contrastar com a massa vermelha), vi algumas receitas usando cremes a base de buttermilk ou sour cream, mas sinceramente não sou muito amiga de sabores ácidos que lembram coalhada. Por incrível que pareça o uso do marshmallow no bolo não o deixou enjoativo.

Red Velvet
Ingredientes:
1 e 1/2 xic. de chá de açúcar
1/2 xic. de chá de manteiga
2 ovos inteiros
2 xic. de chá de farinha de trigo
2 col. de sopa de chocolate em pó
1 col. de café de bicarbonato de sódio
1 col. de chá de fermento químico
1 col de sopa de corante alimentício gel
1 col de sopa de extrato de baunilha
2 col de chá de vinagre branco
1 xic. de chá de leite.
* O bolo fica com a cor vermelho pronunciada graças a reação química do bicarbonato de sódio com o ácido acético (só uma colher de  corante não bastaria para ficar vermelho vivo, sem essa combinação de vinagre e bicarbonato seu bolo ficará marrom ou você terá que usar um tubo inteiro de corante e acabar com o sabor do seu bolo). =)

Modo de preparo:
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos até formar um creme fofo, em seguida acrescente os ingredientes secos à mistura alternando com os líquidos, bata tudo em velocidade média, enforme em forma untada de 30cm de diâmetro e leve ao forno por 45 minutos a 160-180°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário