domingo, 23 de setembro de 2012

Verdades sobre bolos de caneca


Quem me conhece sabe que sou completamente avessa a uma boa parte de coisas compradas prontas, e no meio dessa leva estão as sobremesas semi prontas, ou misturas para sobremesas industrializadas vendidas nos supermercados. Porém, pela conveniência no preparo, o pouco sabor acaba passando batido para aqueles que não gostam de cozinhar ou não levam muito jeito. Agora vou confessar que precisei ceder a tentação da praticidade aliada a vontade de comer doce e o soninho de pulga da Isa, e preparei um bolinho desses de pacote, aquele que é preparado no micro-ondas em dois minutos...

Sim é muito simples de preparar, 50ml de leite + 2mn no micro-ondas e pronto, e o sabor não é dos piores não, achei bem macio e úmido ( mas a umidade sempre vai depender o tempo que você programa no micro-ondas). O tempo descrito no modo de preparo (1:10mn) não condiz com o tempo real que precisei para deixar o meu bolinho comestível, levei 2:20mn em potencia máxima. O rendimento é bem inferior ao mostrado na foto da embalagem, o bolinho não cresce quase nada, como eles pedem uma xicara com capacidade para 300ml pensei o tal ia crescer horrores, mas que nada...
No mais, eu comeria sim outras vezes quando batesse aquele surto psicótico por doces e a Isadora não me liberasse para preparar algo descente.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Biscoitinhos de castanha do Pará e doce de cupuaçu com "mãe" de obra extra!


A receita é minha, mas o preparo foi executado pela minha mãe, pois a Isa não me deu uma folguinha ontem. Queriamos um doce, e na geladeira havia uma compoteira cheia de doce de cupuaçu fresquinho... ok! Mas não estavamos a fim de parar por ai, então eu peguei uma receita minha de cookie e fizemos algumas alterações para caracterizar um doce bem paraense que pudesse acompanhar aquele matravilhoso doce de cupuaçu e satisfazer nossos desejos, e sob minha supervisão e sob a supervisão da Isa, mamãe executou com louvor nossos biscoitinhos de castanha do Pará.

Biscoitos de castanha do Pará e doce de cupuaçu

Ingredientes

Para o doce de cupuaçu
A medida é simples, de 1 para 1, ou seja, para cada 1kg de polpa de cupuaçu, 1kg de açucar. Leve ao fogo brando, mexendo de vez enquando até encorpar e mudar de cor, deve ficar dourado. A confecção do doce demora cerca de uns 40 minutos e o mesmo deve estar frio para ser usado nesta receita. Ou seja, faça-o de véspera. Para essa receita você vai precisar de mais ou menos 200g de doce, então procure fazer menos, a não se que queira ter (e você vai querer) essa delicia na sua compoteira para beliscar de vez enquando.

Para o biscoito
100g de amido de milho
200g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico
1/2 xicara de chá de castanhas do Pará picadas (merça depois de picar)
115g de manteiga sem sal
150g de açúcar
1 ovo

Modo de preparo
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo, acrescente então o ovo, bata. Adicione os demais ingredientes e mexa com auxilio de uma espatula até que todos os ingredientes se incorporem, a massa é durinha e você pode pegar com os dedos.
Com os dedos, faça pequenas bolinhas e disponha sobre uma assadeira untada com manteiga e farinha, pressione o centro das bolinhas com o dedo para achatar um pouco, nesse centro coloque cerca de uma colher de café do doce de cupuaçu. leve ao forno pré aquecido por cerca de 20-25mn ou até que cresçam e dourem por baixo.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Para matar a saudade do blog e contar novidades: Um tiramisu


O meu sumiço daqui tem um bom motivo: A chegada da minha filhota!! Sim, é uma menina! Eu havia optado por saber o sexo só no momento do nascimento e confesso que foi a melhor surpresa do mundo, foi um momento muito emocionante na minha vida. O resto vocês já imaginam, bebe em casa: Trabalho extra, fraldas sujas, mamadas, noites mal dormidas e dias que passam num susto... Falando assim parece até que não tem nada de gostoso em ser mãe, mas tem sim, e como! Além de ter prazer em executar todas essas atividades ai eu ainda sou inundada de uma mistura de sentimentos maravilhosos: É muito amor!
Isadora já está com dois meses e me contemplando com sorrisos e um soninho mais estável durante o dia, o que me deixa ainda mais apaixonada e me permite correr para cozinha para preparar alguma receitinha rapida, como esse tiramisu. A receita original é da Nigella, mas eu precisei fazer algumas adaptações. O resultado ficou igualmente gostoso.

Tiramisu da Nigela um tantinho adaptado pela Aline

Ingredientes
2 ovos separados
1/3 de xicara de chá de açucar
1/3 de xicara de chá de licor de cacau (a receia original usa licor frangelico, mas vc pode substituir por uma bebida alcoolica de sua preferencia)
*250g de cream cheese light (uso o light por ter um sabor bem mais suave)
*250g de creme de ricota light 
20 biscoitos champagne finos
3/4 de xicara de chá de café adoçado à gosto
3 colheres de sopa de cacau em pó para o acabamento

* A receita original de tiramisu é feita com queijo mascarpone, você pode subistiuir o creme de ricota e o cream cheese por 500g de mascarpone.

Modo de preparo

Junte as claras e o açucar e leve ao fogo brando até que as claras percam a viscosidade e o açuca se desfaça, retire do fogo e leve para a batedeira, bata em velocidade maxima até que esfrie e vire um merengue firme, reserve.
Junte as gemas, o cream cheese, a ricota cremosa e metade do licor de cacau, bata até formar um creme fofinho. Adicione a este creme o merengue de claras, mexendo delicadamente com auxilio de uma espatula, reserve para a montagem.

Montagem

Misture o café ao licor, reserve. Forre o fundo de um refratário de vidro retangular de mais ou menos 25x15cm com o creme, em seguida umedeça os biscoitos champagne na infusão de café e licor e disponha-os um a um sobre o creme, acrescente o creme novamente e vá intercalando com os biscoitos umedecidos até o final. Finalize polvilhando cacau em pó sobre o creme, leve a geladeira por 4-6 horas e sirva gelado.