sábado, 6 de agosto de 2011

A gastronomia para quem ama doces

Lembro-me do meu primeiro bolo, aos 13 anos de idade, preciso falar que não deu muito certo? Pois é, ele foi um fracasso, mas lembro muito bem das palavras de minha mãe tentando me consolar: "Filha, tudo na vida é treino, ninguém faz nada perfeito na primeira tentativa, a gente sempre ensaia antes".
E foi assim que levei ao longo dos anos, hoje, mais de 10 anos após a minha primeira tentativa de criar um bolo divino, posso me considerar mais treinada, mais apta e capacitada. Em algum momento do meu passado eu botei na cabeça que eu tinha talento para fazer doces, pois eu gostava e gosto muito de comer doces, isso só podia estar no sangue.
Me profissionalizei, fiz curso superior em nutrição, pois na época era a unica coisa mais próxima da cozinha que eu poderia estudar, e enquanto minhas colegas de turma adoravam perambular nos corredores dos hospitais clinicando, eu gostava mesmo era de estar na cozinha, preparando os cardápios, experimentando sabores, testando combinações. Quando sai da universidade não foi diferente, eu continuava na cozinha e dessa vez nas grandes cozinhas da cidade de Belém, como responsável técnica de controle de qualidade higiênico-sanitário, estava perto de tudo o que gostava, porém eu queria mais! Aqui e ali eu dava pitacos nos pratos, eu aprendia receitas e incrementava outras. Decidi então estudar a arte da confeitaria, e logo depois as portas se abriram para o meu sonho, CRIAR, doces divinos, elaborados, lindos e gostosos. Comecei prestando serviços de consultoria, elaborando os cardápios de sobremesas dos restaurantes, as tortas e doces das docerias, etc. Hoje estou as vésperas de criar algo meu para os outros, um local recheado de sonhos e coberto de realizações que irá abrir as portas em janeiro de 2012, para fazer todos os seus frequentadores cometerem um pouquinho do pecado da gula.

Aline Gemaque, pâtisserie.

2 comentários: