domingo, 22 de março de 2015

Biscoitos amanteigados e um viva ao poder da irmandade


Neste fim de semana recebemos em nossa casa a irmã mais velha de Isadora, eu e a mãe dela estabelecemos esses encontros sempre que possível, para que as duas cresçam em contato direto uma com a outra, independente de terceiros. O que eu observei até hoje nisso foram só pontos positivos, falando a respeito da Isadora (que tem convívio com outras crianças restrito à escola), a presença de outra criança, em especial da irmã aqui dentro de casa, ajuda e muito nas questões de partilha! Quem cria um filho único sabe do duro que damos para não deixa-los mimados e egoístas, não é fácil.



Os dias chuvosos não nos permitem fazer programas ao ar livre, a piscina de outrora fora desmarcada devido a manhã chuvosa de sábado, porém não houve desocupação durante o fim de semana, teve pintura, boliche, esconde-esconde, pega-pega, salão de beleza, filme, e claro cozinha!! Obviamente eu iria arrastar as duas para o meu local favorito da casa.



Escolhi uma receita para que elas realmente pudessem participar metendo a mão (lavada, claro) na massa, rsrs. Biscoitos amanteigados e confeitados com chocolate e granulados coloridos.



Biscoitos amanteigados

Ingredientes:
50g de amido de milho
200g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico
115g de manteiga sem sal
150g de açúcar
2 gemas
1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de preparo:
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo, acrescente então as gemas, bata. Adicione os demais ingredientes e mexa com auxilio de uma espatula até que todos os ingredientes se incorporem, a massa é durinha e você pode pegar com os dedos.
Em uma superfície limpa, abra a massa com um rolo entre dois pedaços de papel manteiga (corte os pedaços no tamanho da forma que você irá usar, para esta receita você precisará de três formas retangulares de 25cm), abra a massa para que fique na altura de 0,5cm, retire então o papel manteiga que está sobre a massa e com cortador es de sua preferencia corte os biscoitos, retire as bordas e aproveite na próxima modelagem. Transfira os cookies já cortados e ainda sobre o papel manteiga para uma assadeira, leve ao forno pré-aquecido à 160°C por 10-8mn. Eles devem estar claros na superfície e levemente dourados no fundo. 


Para a cobertura:
200g de chocolate branco
200g de chocolate ao leite
Granulados coloridos à escolha

Derreta os chocolates no microondas de 30 em 30 segundos até que fique liquido, banhe os biscoitos e decore de acordo com sua criatividade.



sexta-feira, 6 de março de 2015

O lúdico e a predileção pela cor azul - O bolo azul de Isadora


Interessante observar o modo com que nossos filhos mesmo ainda bem pequenos já nos guiam pelas suas preferencias, Isa por exemplo adora tudo relacionado ao mar, seu animal favorito é o tubarão (depois do leão, claro), e sua cor favorita, ao menos a mais mencionada e escolhida sempre, é o azul! Outro dia ela veio me pedir para que eu pintasse o quarto dela todo em azul e desenhasse vários peixes, "tipo o Nemo, mamãe". Isso as vezes me leva a crer que sua predileção pela cor "fora dos padrões" impostos à meninas, tenha a ver com o que eu chamo de liberdade de padrões de gênero, o atual filme predileto dela é Carros, eu pelo menos nunca vi nem uma outra menina que gostasse tanto desse filme. Sinto muito orgulho e percebo que estou fazendo um bom trabalho quando noto que Isa consegue vivenciar de tudo, escolher de tudo, livre, vai do ballet e panelinhas aos carrinhos de miniatura do tio sem criar definições, sem preconceitos, apenas se divertido e descobrindo.

Aficionada pela cozinha (me derreto com isso), hoje pela tarde veio me pedir para fazer um bolo, "mamãe eu quero fazer um bolo azul", dei um pulo e fomos correndo para cozinha, lá ela untou a forma com um pincel besuntado em manteiga, pôs todos os ingredientes na batedeira (depois que eu medi cada um, é claro) um a um, assim como provou de todos, um a um, tascando aqueles minúsculos dedinhos na boca. Se divertiu e aprovou todos os sabores (com exceção dos ovos rs).


O bolo é um bolo de baunilha simples, que eu tirei da minha cabeça mesmo, receitinha padrão, colorida e cheia de afeto.



O bolo azul da Isadora

Ingredientes
3 ovos inteiros
3/4 de xícara de chá de manteiga em ponto de pomada
2 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
1 col de sopa de essência de baunilha
1 col de chá de fermento químico
Corante azul em gel (quantidade necessária para obter o tom de azul que vc deseja, na minha receita usei só 5 gotinhas, pasmem, foi um corante gel da Mago)

Modo de preparo

Bata o açúcar e manteiga até formar um creme fofo, ainda batendo acrescente os ovos, diminua a velocidade da batedeira para o minimo, vá acrescentando a farinha de trigo e em seguida o leite já misturado com a essência de baunilha e o corante, acrescente o fermento, bata mais um pouco (bem pouco, só para incorporar na massa mesmo), leve ao forno em assadeira de 20cm redonda, eu usei uma de silicone bem pequena, ela deve ter uns 16cm, então sobrou um pouco de massa que rendeu mais 3 cupcakes. Leve ao forno médio 170° C por 45mn.


Para a cobertura

1 caixa de 200ml de creme de leite
3 col de sopa de açúcar
1 col de sopa bem cheia de nescau
1 col de chá de manteiga

leve tudo ao fogo brando em uma panela, não tem necessidade de mexer intensamente como um brigadeiro, essa cobertura é bem mais simples de fazer e menos enjoativa, deixe ferver por 5mn e apague o fogo. Despeje sobre o bolo e confeite com granulados coloridos.