domingo, 30 de novembro de 2014

Bolo Bem Casado e minha aversão à cerimônias religiosas de casamento



O mês de novembro foi um tanto inusitado, eu nunca fui em tantos casamentos em um ano, como fui neste mês... Foi um por semana. É legal perceber que para aqueles casais, aquilo tudo que acontece durante a cerimonia religiosa faz muito sentido, e por mais que o sermão religioso não me apeteça, eu acho emocionante testemunhar a felicidade daquelas duas pessoas durante aquele rito de passagem e mais ainda, gosto de comer Bem Casado, por tanto, todo casamento é bem vindo!
Para a grande maioria, não faria sentindo depois de tantas festas, tantos Bem Casados, eu ainda sentir desejo por mais... Faria sim! Eu Sou alucinada por esse doce, e todas essas comemorações só me deixaram com mais água na boca. Então para mim, que não gosto de pecar pela falta e sim pelo excesso, um bolo inteirinho, todinho, grandão... de Bem Casado.





Bolo Bem Casado

Para o Bolo
4 ovos inteiros
120 gramas de farinha de trigo
120 gramas de açúcar
20 gramas de amido de milho
1 colher de chá de fermento químico
1 colher de chá de essência de baunilha

Para o recheio
2 latas de leite condensado cozidas até ponto de doce de leite
(Colocar em panela de pressão com água cobrido as latas e deixar sob pressão por 40mn).

Cobertura
70ml de água
2 colheres de sopa de açúcar
Açúcar de confeiteiro para decorar


Modo de preparo

Na batedeira, bata o os ovos, o açúcar e a essência de baunilha até triplicar de volume, ganhar aspecto fofo e cor branca, isso vai levar uns 15 minutos. Com auxilio de um fuê adicione e misture os ingredientes secos, (eu gosto de peneirar a farinha juntamente com fermento e o amido), incorpore à massa delicadamente, mexendo sempre de baixo para cima, até ficar tudo homogêneo. Leve ao forno pré-aquecido em forma redonda de 25cm, untada e forrada com papel manteiga (Uso papel manteiga, pois a massa é muito delicada, o que é ruim na hora de desenformar). Deixe assar em temperatura média de 180°C, por 35-40mn.

Divinha dando sua contribuição como daminha de honra com graça e beleza à uma das cerimônias

Montagem

Depois de frio, divida o bolo em três camadas, recheie duas delas com doce de leite. Para confeitar dissolva o açúcar na água e regue essa caldinha sobre o bolo, passada algumas horas ela irá cristalizar e você poderá polvilhar açúcar de confeiteiro por cima e deixar com esse mesmo aspecto do meu. Para as laterais usei o mesmo doce de leite do recheio.