quinta-feira, 25 de outubro de 2012

3° mês: O divisor de águas, o bolo de limão siciliano.



Minha filha já está as vésperas de completar quatro meses, eu com minha cara de pau enorme só agora venho fazer a publicação da receita do bolo do 3° mesversário dela...
O terceiro mês dela foi um marco, um divisor de águas na minha e na vida dela, parece que quase da noite para o dia as cólicas acabaram e com elas foram embora aquelas sessões intermináveis de choro no final da tarde antes de dormir. Cada dia mais sorrisos, mais independência, noites melhores dormidas (não que eu tenha motivos para reclamar, porque até hoje Isadora nunca trocou a noite pelo dia, sempre dormiu bem durante a madrugada, acordando só para mamar).
Eu sempre fui completamente apaixonada pela minha filha, acho que mesmo antes do momento da concepção, eu era no mínimo apaixonada pela ideia de ter um filho(a). Só que agora é diferente, eu olho para ela com menos receio, com menos daquela sensação de peninha dela, nas cólicas, nas adaptações, no frio, no calor, nas fraldas molhadas, nos soluços... Parece que agora eu realmente a sinto feliz e isso me deixa tão bem.
Todo mês fazemos uma reuniãozinha aqui em casa com os familiares mais próximos para comemorar mais um mês de vida dela nas nossas vidas, e muito gostoso ver todos reunidos em volta dela confraternizando, é muito amor!! 
Eu escolhi fazer um bolo que tem um dos meus sabores favoritos, com uma cobertura de marshmallow lilás que combinava com a roupinha da Isa. 

Bolo de limão siciliano e cobertura de marshmallow

Ingredientes

Para o bolo:
5 ovos separados
2 e 1/2 xicaras de chá de açúcar
250g de manteiga de boa qualidade
400ml de leite
500g de farinha de trigo devidamente peneirada
1 col de sopa de fermento
Raspas de um limão siciliano
2 col de sopa de suco de limão siciliano

Para o recheio amanteigado de limão siciliano:
150g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 xicaras de chá de açúcar refinado devidamente peneirado e sem pedrinhas
200ml de creme de leite
1 col de chá de emulsificante gel (tipo para sorvetes)
Raspas de um limão siciliano
Suco de um limão siciliano

Para a cobertura de marshmallow:
4 claras de ovo
1 xicara de chá de açúcar
50 ml de água
1 col de sopa de essência de baunilha
1 col de sopa de emulsificante gel tipo para sorvete
1 colher de xarope de glucose à temperatura ambiente
Gotinhas de corante em gel à gosto

Modo de preparo:

Comece pelo bolo, bata as claras e reserve. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo e claro (esse processo serve para incorporar ar à massa e deixa-la ainda mais fofinha), acrescente então as gemas, bata novamente. Acrescente então a farinha de trigo alternando-a com o leite, nessa etapa misture estes ingredientes com o auxilio de uma espátula, em seguida acrescente o fermento, o suco, as raspas de limão siciliano e as claras, incorpore tudo isso de forma delicada à massa, leve ao forno pré-aquecido em uma forma devidamente untada de 30cm de diâmetro por 45-50mn.

Enquanto o bolo assa prepare o recheio, na bateira bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo e claro, acrescente o creme de leite, as raspas e o suco de limão e bata novamente, ao final acrescente o emulsificante e bata até que o recheio torne-se mais firme de forma que você possa pegar com a colher e não escorrer. Leve a geladeira.

Depois de assado e frio, prepare o marshmallow da cobertura, bata as claras em neve e reserve, faça uma calda em ponto de fio com a água e o açúcar, com a batedeira ligada acrescente a calda quente as claras e continue batendo até a mistura esfriar, acrescente então o xarope de glucose e o emulsificante, bata bem até ficar firme. O ponto do marshmallow consiste em um creme brilhante e firme, porém modelável.

Montagem:

Depois de frio, divida o bolo em três partes, rechei as duas camadas com o creme de limão siciliano, cubra com o marshmallow e sirva.