sábado, 23 de junho de 2012

Homemade: Danette =D



A natureza é fabulosamente perfeita, nessa fase da minha gestação os ossos do meu bebe estão calcificando e um desejo atípico surge: Eu não consigo parar de tomar leite. Uma fatia de queijo e meus olhos brilham. Iogurte? Sim, por favor! Nescau gelado para despertar e para deitar.
E minha fissura por laticínios vai andando a mil, e não tem quem me segure até uma semana antes do nascimento do meu bebe, que é quando eu terei que cortar o leite e seus derivados da minha dieta =(
E para manter o clima, eu preparei uma sobremesa láctea velha conhecida nossa,  porém sem tanto conservante quanto a industrializada. Super simples e de bom rendimento, vai ser bom abrir a geladeira e encontrar uma jarra de danette.

Danette caseiro
Ingredientes:
1 caixinha de pó para pudim sabor chocolate (Dr. Oetker)
2 colheres de sopa de chocolate em pó (Nestlé-Dois frades)
500ml de leite liquido integral
1 lata de creme de leite com soro (390g)

Modo de preparo:
Leve ao fogo brando, o pó para pudim, o chocolate em pó e o leite liquido, mexendo bem até engrossar um pouco e levantar fervura, em seguida acrescente o creme de leite, cozinhe por mais 2 minutos e desligue o fogo. Guarde em uma vasilha plástica com tampa sob refrigeração por no máximo até 5 dias (se durar é claro rsrs).


E no meio da bagunça, bolo... hummm, de queijo!


Cozinhar na cozinha da casa da minha mãe está sendo um desafio e tanto, faz um mês que essa reforma não acaba, e nos armários novos que ela instalou ninguém encontra nada, tudo tão fora do lugar =(
Agora o lado positivo, eu ganhei uma bancada enorme de granito para fazer meus doces e armários só pra mim, só pra mim! Não vejo a hora de inaugura-los. 
Tem umas duas semanas que durmo e acordo pensando nesse bolo de queijo. Aqui em Belém tem uma doceria muito famosa e muito boa que o vende, e eu esperta que sou, na época em que prestava consultoria lá, aproveitei para colar algumas receitinhas pro meu caderninho, entre elas está essa de bolo de queijo que é um dos meus bolos  favoritos (depois do de chocolate é claro). Depois do susto que eu levei ( O gás me resolve acabar bem no meio do assamento do meu bolo, e eu só descobri quando reparei que o bolo estava demorando muito para ficar pronto), gás trocado pelo irmão fortão e bolo fofinho para o lanche da tarde.

Bolo de queijo
Ingredientes:
5 ovos grandes
250g de manteiga c/ sal
2 e 1/2 xicaras de chá de açúcar
300ml de leite integral
100ml de água
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (Se possível utilize o queijo de verdade e não os de pacotes).
500g de trigo
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento

Para a cobertura
1 lata de leite condensado de 395g
1 caixa de creme de leite de 200g
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Comece pelo bolo: Bata as claras em neve e reserve, em outra vasilha bata a manteiga com açúcar até formar um creme fofo e claro, ainda batendo, adicione as gemas uma a uma, bata até formar uma massa bem lisinha, desligue a batedeira. Agora com auxilio de uma colher de pau misture o  restante dos ingredientes, a farinha aos poucos alternando com o leite e a água, misture bem delicadamente até tudo se tornar homogêneo, por ultimo, acrescente o fermento, a essência de baunilha e as claras em neve, misturando também delicadamente, leve ao forno pré-aquecido em forma de furo no meio de aproximadamente 33cm devidamente untada, por 40, 45mn.
Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura: leve ao fogo brando, o leite o condensado, o creme de leite e o queijo ralado, cozinhe até desprender do fundo da panela, sempre mexendo bem para não gruda ou empelotar. Depois de desenformado, cubra o bolo e sirva.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Para esse calorzão do Norte, e meus desejos de abacaxi, um gelado de abacaxi


A cara do doce sinceramente não é das melhores ok, mas o sabor... ahhh é muito bom!
Esse ai só ficou mal apresentado para foto porque precisei tirar uma porçãozinha do refratário original, que ja estava mexido e por isso não ia servir para fotografar.
Dizem que os nossos filhos herdam as nossas preferencias alimentícias, pois quando ainda estão dentro da barriga da mãe, o sabor de tudo aquilo que comemos passa para o liquido aminiótico e o bebe literalmente "come" junto com a mãe, usando suas papilas gustativas que lá pela altura das 25 semanas de gestação já estão formadinhas ele se dá ao deleite de saborear tudo o que a mãe põe pra dentro e armazena os sabores na sua "memoria gustativa". 
Sendo assim, uma coisa da qual eu tenho certeza, é que meu filhote vai ser louco por abacaxi e por brigadeiro, um dos alimentos que mais marcam presença na minha gravidez.

Gelado de abacaxi
Ingredientes:
1/2 abacaxi grande
2 colheres de sopa de açúcar
100ml de água
300ml de leite
2 gemas
300g de leite condensado
200g de creme de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de baunilha
75g de biscoito champanhe

Modo de preparo:
Corte o abacaxi em cubinhos pequenos, desprezando o miolo e a casca, em uma panela junte os pedaços de abacaxi, o açúcar e a água, leve ao fogo brando até levantar fervura e cozinhe por mais 5 minutos, reserve.
Prepare o creme, em uma panela junte  leite, o leite condensado, as gemas, a baunilha e o amigo de milho, cozinhe em fogo branco, mexendo sempre até engrossar, desligue o fogo e reserve.
 Volte para a calda de abaxi, escorra a calda e reserve para molhar os biscoitos, junte os pedaços de abaxi cozido ao creme que ainda esta na panela, em seguida adicione também o creme de leite, misture e dê inicio a montagem.
Cubra o fundo de um refratário de vidro com o creme, em seguida com uma camada de biscoitos embebidos na calda, em seguida com o creme e assim por diante até finalizar.
Leve à geladeira por 4h e sirva gelado.






domingo, 17 de junho de 2012

Dating my husband- Bolo refrescante de morangos



Foi para comemorar o dia dos namorados, e eu como sempre atrasei a postagem. Esse ano como nos outros anos, eu e Manu comemoramos o dia dos namorados da nossa forma favorita, em casa! Nada de sair e enfrentar um transito caótico, nada de amargar em filas de espera nos restaurante e/ou motel hehe.
Já que para comemorar o dia dos namorados basta ter um(a), fizemos jus a isso e somamos só mais alguns ingredientes que tínhamos na dispensa. Afinal não tem nada mais romântico para mim, do que ir pra cozinha com meu amor preparar um jantarzinho gostoso, uma sobremesa divina e assistir um filminho no aconchego  da nossa própria cama, com direito a happy ending =)

Bolo refrescante de morangos
Ingredientes:
400g de morangos
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar + 2 colheres para fazer a calda
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de água
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de essência de baunilha
200ml de chantilly pronto para bater (gelado por 12h)

Modo de preparo:
Comece pela calda, separe 1/4 dos morangos, depois de limpos, corte-os em cubinhos e leve ao fogo com uma xícara de água e as duas colheres de açúcar, cozinhe em fogo brando por aproximadamente 10 minutos. Reserve.
Prepare a massa, bata as claras em neve e reserve, em uma tigela junte o óleo, o açúcar restante, a baunilha e as gemas, bata até homogenizar todos os ingredientes,  ainda batendo acrescente então a farinha aos poucos, misturando e em seguida a água. Desligue a batedeira, acrescente o fermento e as claras, e misture delicadamente com auxilio de um fuê ou espatula. Leve ao forno em forma redonda de 22cm devidamente untada por aproximadamente 45mn.

Montagem:
Corte em cubinhos o restante dos morangos e reserve, com o bolo e a calda já frios, faça a montagem do bolo. Bata o chantilly, corte o bolo em três partes, e regue com a calda, coloque uma camada do chantilly batido e alguns pedaços de morango, disponha a próxima camada e repita os processos anteriores, Calda+chantilly+morangos, finalize o bolo da mesma forma. Leve a geladeira e sirva gelado.

*Nota: Por se tratar de um bolo com fruta fresca, seu tempo de prateleira é bem curtinho, e o ideal é que seja consumido em no máximo 2 dias, e também deve ser conservado sob refrigeração.