quarta-feira, 30 de maio de 2012

Clássicos que amamos: Monteiro Lopez




Confesso que monteiro lopez não foi o doce favorito da minha infância, e talvez isso se deva ao fato de eu nunca ter acertado fazer ou comer um bem gostoso, mas... como tudo em mim atualmente vem mudado, (digo além das mudanças físicas), também já percebi mudanças comportamentais e isso inclui gostos, eu tive um repente no meio da noite de segunda-feira, de preparar monteiro lopez, fui para cozinha completamente determinada a fazer os mais gostosos monteiros lopez do mundo. Resultado: Maridão hipnotizado com os tais! Pra isso eu fiz varias adaptações que meu senso de doceira julgaram importantes. Resultado 2: Uma massa crocante, leve e saborosa... Nada que remetia aquele passado de biscoitos duros e salobros... eca.

Monteiro Lopez da Aline

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
3 e 1/2 colheres de sopa de margarina
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de fermento químico

Para a calda:
1 colher de sopa de cacau em pó
5 colheres de sopa de açúcar e mais um pouco para confeitar
1 colher de sopa de margarina
70ml de água

Comece pelos biscoitos, em uma vasilha grande, junte todos os ingredientes e amasse com os dedos até formar uma massa lisa, homogênea e fácil de manusear, sim, ela não deve grudar nos dedos. Modele os biscoitos no formato padrão como eu fiz ( assim rende cerca de 20 und ). Forre uma assadeira retangular de laterais baixas com papel manteiga, e disponhas os biscoitos com pelo menos 0,8cm de distancia um do outro, leve ao forno pré aquecido em temperatura baixa, por cerca de 20mn, eles devem ficar dourados por baixo e clarinhos por cima.
Enquanto ainda estão no forno, prepare a calda, em uma panela pequena, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até levantar fervura, deixe mais 5mn e então desligue o fogo, a calda deve ter aspecto encorpado, grossinho, e liso, sem grânulos de açúcar ou cacau.
Depois de prontos e frios, mergulhe os biscoitos na calda e passe no açúcar refinado para finalizar.



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pudim de mãe



Sabe aqueles pudins de leite que tem em todo canto? Seja esquecido na vitrine da padaria ou seja em todo almoço de família... Lá está ele, brilhoso e caramelizado. Pois é, eu passei muito tempo para conseguir reproduzir a receita que pra mim, é a melhor de todas as receitas de pudim de leite: A receita da minha mãe! Aquela mesma receita que ela aprendeu com a minha avó, que aprendeu com a minha bisa, a tempos e tempos atrás em algum lugarejo das Minas Gerais. E para mim, não há nada mais maternal do que o sabor desse pudim, o qual até ontem eu nunca havia conseguido reproduzir. Nas minhas varias tentativas frustradas, uma hora ficava duro, ou doce de mais, ou entrava água do banho maria, ou ficava mole de mais e se esfarelava ao ser desenformado... simplesmente não dava certo, ou eu não tinha o "Q" de mãe para faze-lo.
Foi então que depois de engravidar, tomei ontem a corajosa decisão de confeccionar essa sobremesa que tanto aprecio, pois para mim já havia virado uma questão de honra!
Lá fui eu para a cozinha, munida dos ingredientes e sob o olhar atento de minha mãe e de meu marido, cheguei a errar o ponto do caramelo seco (nossa isso era um desafio muito serio para mim), mas não desisti, tentei novamente e depois de estragar meio quilo de açúcar consegui o caramelo perfeito para o meu pudim, depois de enforma-lo e leva-lo ao forno, foram os 80mn mais tensos da preparação de um doce na minha vida. Até que por fim, Eureka!! Consegui preparar um pudim delicioso, muito macio, doce na medida e lindo!!
Permissão para ser mãe: Concedida! =D


Pudim de mãe


Ingredientes:
Para o caramelo seco
300g de açúcar refinado

Para o pudim
395g de leite condensado (moça de preferencia)
790ml de leite integral 
200ml de creme de leite
3 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Comece pelo caramelo, coloque o açúcar em uma forma redonda de furo no meio, e leve-a diretamente sobre a chama do fogão, com auxilio de uma colher de pau e muita paciência, derreta o açúcar até o ponto de caramelo (é quando ele fica translucido e vermelho dourado). Retire do fogo e com auxilio de um guardanapo limpo ou luvas térmicas vá virando a forma até que o caramelo cubra todas as laterais da forma. Reserve.
No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, o creme de leite, os ovos e a baunilha, até que todos os ingredientes se incorporem, é bem rápido. Coloque essa mistura na forma caramelizada e leve ao forno médio, protegido por papel alumínio em banho maria por cerca de 70-80mn, faça o teste do palito antes de retirar do forno, apos assado, desenforme e sirva gelado.




domingo, 27 de maio de 2012

Crumble de morango de 20 minutos para fazer e 5 minutos para comer!



Eu ando viciada em crumble, mas de todas as frutas que já testei os morangos me agradaram de uma forma absurda. Outra coisas que me faz ser apaixonada por essa sobremesa é a praticidade de faze-la e mais ainda de come-la rsrs. Assim que este maravilhoso crumble de morango saiu do forno eu e minha mãe nos munimos de nossas colheres, e quente mesmo (saindo fumaça, é assim que eu gosto de come-lo) devoramos o doce em tempo recorde.




Ingredientes:

Para a farofa doce
40g de açúcar refinado
80g gramas de trigo
50g de manteiga

Junte todos os ingredientes e amasse com os dedos até os ingredientes se misturarem e você tiver um produto com aspecto de farofa granulosa. reserve.

Para o recheio
200g de morangos limpos e frescos
2 colheres de sopa de açúcar refinado

Depois de limpos, corte os morangos em quatro no sentindo do comprimento, divida-os igualmente em dois ramequins de porcelana e polvilhe cada porção com uma colher de açúcar, misture bem e por cima das frutas acrescente a farofa doce. Leve ao forno médio por cerca de 15 minutos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Uma espera doce e especial



Até hoje eu ainda não havia dado a feliz noticia aqui no blog, vou ser mamãe!  =)
Atualmente vivendo a plenitude emocional e gástrica das minhas 27 semanas de gestação (nessa foto eu estava com 22 semanas), e quase sem tempo algum para o blog (fico completamente triste com isso), eu preciso dizer que estar gravida é a coisa mais gostosa do mundo.
Por mais que meu bebe tenha me boicotado durante os três primeiros meses de gestação quando me fazia simplesmente agonizar de enjoou apenas de ouvir falar em doce, eu aos poucos estou voltando a minha rotina (agora mais apertada do que nunca) de fabricar guloseimas doces. Por tanto muito em breve tirarei a poeria desse blog abandonado. Promessa de grávida! rsrsrs