sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mel e um bolo especial para um Rosh Hashaná doce


Como manda a tradição judaica o ano deve começar bem doce, e por tanto, a ceia é apreciada primeiramente pelos doces, atendendo a minha metade judia, ontem eu preparei um bolo de chocolate e mel para adoçar mais um ano em minha vida.



Bolo de mel e chocolate

Ingredientes
2 ovos inteiros
150g de manteiga sem sal
½ xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de mel de abelha
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
100 ml de leite
1 colher de sopa de fermento
Para a cobertura
200g de creme de leite
1 xícara de chá de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga com sal

Modo de preparo
Bata os ovos, o açúcar e a manteiga até formar um creme fofo, acrescente então a farinha alternando com o leite, em seguida o mel e o chocolate batendo até que a massa fique lisa e homogênea, ao final acrescente o fermento e mexa com auxilio de uma espátula. Leve ao forno a 180°C em forma de 20cm devidamente utada por 35mn.
Faça então a cobertura, em uma panela média cozinhe o creme de leite com o açúcar, o chocolate em pó e a manteiga, mexendo até levantar fervura, deixe a mistura engrossar e desligue o fogo.
Com o bolo desenformado e frio, recheie e cubra de acordo com sua criatividade.

Feliz Rosh Hashaná !!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Docinhos de amendoim e frustrações culinárias


Passei do fim de semana até hoje tentando aceitar minhas decepções na cozinha e cheguei a conclusão que é melhor eu seguir minha intuição ao invés de seguir a risca a receita dos outros. Foi o que houve durante a minha "cozinhação" do fim de semana, primeiro eu havia decido reproduzir marshmallows de limão siciliano que vi no site da Pati e fiz EXATAMENTE como a recieta pedia, tempo, temperatura, ingredientes, tudo! E o resultado, um doce pegajoso, que me deu uma trabalheira para desenformar e que ainda por cima ficou com gosto de oléo de soja. Não satisfeita eu resolvi fazer um fudge de chocolate com nozes (usei castanha do Pará) o qual o resultado também não me agradou. Para a sorte de minha frustração eu havia recebido a visita de uns amigos em casa e acabei oferecendo os doces à eles que disseram ter gostado bastante... 
 Resumo da ópera, no mesmo dia para me sentir melhor, eu fiz uns docinhos com o amendoim que minha mãe troxera para mim uns dias atrás. E para fazer estes, eu não abri nem um livro e nem consultei nem um blog, simplesmente fiz, e estes fizeram o maior sucesso de todos.

Docinho de amendoim

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de amendoins torradas, sem pele e moidas
Açúcar para confeitar

Modo de preparo
Em uma panela cozinhe todos os ingredientes (com excessão do açúcar) até soltar do fundo, mexendo bem. Desligue o fogo e depois de frio faça bolinhas e passe-as no açúcar.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bolo mesclado de morangos para mamãe


Toda vez que resolvo preparar algo para minha mãe eu fico apreensiva, ela é digamos... Exigente de mais =). Para cativar seu paladar eu aprendi a usar frutas frescas, menos gordura e menos açúcar nos doces. E ontem ela chegou aqui em casa com uns morangos lindos me cobrando uma sobremesa. Depois de muito pensar eu optei por um bolo com cara de mãe, para ser a atração principal do lanche, do jeitinho que ela gosta, bem úmido, doce na medida e macio sem ser gorduroso, o resultado? Ela adorou! 


Bolo de mesclado de morangos


Ingredientes
3 ovos separados
125g de manteiga sem sal
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de trigo
100ml de creme de leite
100ml de leite
1 colher de sopa de fermento

Para o mesclado de morangos
200g de morangos limpos e cortados em cubinhos
3 colheres de sopa de açúcar
½ xícara de água


Modo de preparo
Comece preparando o mesclado de morangos, em uma panela ferva a água, o açúcar e os morangos até formar uma geléia com pedacinhos, desligue o fogo e reserve.
Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela coloque o açúcar, as gemas e a manteiga e bata até formar um creme claro e fofinho. Em seguida acrescente o trigo alternando com o leite, bata tudo até formar uma massa lisa e homogênea, acrescente então o creme de leite e misture com o auxilio de uma espátula ou fuê, depois as claras e o fermento e incorpore à massa delicadamente. Ao final acrescente a geléia de morangos já fria e misture grosseiramente à massa com auxilio de uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido em forma devidamente untada de 20cm, por 45mn à 160°C.

sábado, 17 de setembro de 2011

Amêndoas, limão siciliano, um bolo que vale muito à pena ser feito e um amor para comemorar



Eu sonhei com este bolo, e acordei sentindo o gosto dele, no mesmo dia fui correndo providenciar os materiais para confecção do mesmo (Nada muito extravagante que eu não tivesse em casa, fui apenas atrás de graciosos limões sicilianos). Eu me esparramei confortavelmente no sofá, com meu bloquinho de anotações e uma caneta, e comecei a rascunhar a nova receita que estava habitando minha cabeça (Sim, veio tudinho da minha cabeça, aliado ao meu tino e prática de confeitaria). E um bolo especial é claro, está associado à comemorações especiais, hoje fazem nove meses que eu e Manu decidimos experimentar a vida juntos, dividindo a cama, as alegrias, as tristezas, as conquistas, as perdas, um presente e todo um futuro pela frente. E com vocês meus leitores, eu divido este maravilhoso bolo de amêndoas e limão siciliano. =)

Bolo de amêndoas e limão siciliano

Ingredientes
200g de manteiga
300g de açúcar
3 ovos separados
1 colher de sopa de essência de baunilha
220g de farinha de trigo
40g de amido de milho
100g de farinha de amêndoas
270ml de leite
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
Raspas de limão siciliano

Para a cobertura
200g de açúcar de confeiteiro
150g de manteiga sem sal
100ml de creme de leite
Suco de um limão siciliano
Raspas de um limão siciliano

Modo de preparo
Bata as claras em neve e reserve. Pese os ingredientes secos (Trigo, farinha de amêndoas, amido de milho, fermento e sal) e misture-os em uma tigela e reserve. Em outra tigela, bata as gemas, a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo, acrescente agora aos poucos a mistura de secos alternadamente com o leite, bata em velocidade média até homogenizadeira por completo a massa, acrescente então as raspas de limão e a essência de baunilha e as claras em neve, misture tudo com auxilio de uma espatula ou fuê. Leve ao forno pré-aquecido a 180g, em forma devidamente untada de 25cm por 45mn.

Preparando a cobertura
Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo e claro, ainda batendo acrescente o creme de leite, deixe incorporar a mistura, acrescente o suco e as raspas de limão siciliano e bata até o creme tomar uma textura lisa e consistente.
*É importante lembrar que a quantidade de suco não deve ultrapassar 30ml

Depois de desenformado e frio, recheie e cubra o bolo como manda sua criatividade, no meu caso usei mini suspiros coloridos para dar um charme a cobertura branquinha.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Clássicos que amamos: Brownies e a força do pensamento


Hoje eu acordei com uma super preguiça e para piorar com uma dor estranha no tornozelo esquerdo que estava dificultando bem minha locomoção, levantei da cama com aquela vontade de ficar mais um pouco, tomei banho me arrastando de preguiça, escovei os dentes quase dormindo sobre a pia e pensando: Como eu gostaria de me livrar do compromisso de hoje, até que lá pelas 8:00h da manhã, quando eu já estava pronta e até conformada em sair de casa para trabalhar, meu cliente liga "Aline, teremos que transferir nossa reunião para amanhã!"

Eu constantemente tenho provas de que o pensamento tem poder =)

Como fiquei com a manhã livre, ao invés de voltar correndo para a cama, resolvi fazer estes brownies que a tempos eu estava cobrando de mim mesma, adaptei a receita de um livro novo que comprei na feira Pan-Amazônica do livro chamado Guloseimas para todos os gostos de Jo McAuley pela Publifolha. Coincidência ou não achei as receitas desse livro um tanto gordurosas, pois é a segunda vez que recrio uma das receitas do livro e acho o resultado final gorduroso de mais. Acredito que para bolos médios (de 25 até 35cm) não há necessidade de mais de 200g de manteiga.

Brownies clássicos

Ingredientes
225g de manteiga (Usei 185g e ainda achei que ficou gorduroso, recomendo usar 150g)
175g de chocolate amargo em pedaços
3 ovos inteiros
1 colher de essência de baunilha
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
Uma pitada de sal
10 castanhas do PA grosseiramente picadas (Usei estas pois aqui no Norte é mais fácil de encontrar, mas você pode substitui-las por amêndoas, nozes, pecãs, macadâmias, etc...)

Modo de preparo
Em um recipiente adequado leve ao microondas por 40 segundos a manteiga (corte-a em cubos se estiver fria) e o chocolate picado. Em seguida misture bem até ambos ingredientes incorporarem e deixe esfriar.
Na batedeira, coloque os ovos, a essência de baunilha, o açúcar e bata até formar um creme fofo, em seguida acrescente a mistura derretida de chocolate e manteiga e a farinha de trigo, bata em velocidade média até formar uma massa lisa. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C em forma retangular de 22cm devidamente untada por 25-30 minutos. Depois de assado, espere esfriar, corte em quadrados e sirva.
Combina bem com sorvete de creme =)



sábado, 10 de setembro de 2011

Clássicos que amamos: Mini profiteroles


Adoro receber amigos aqui em casa, não que eu precise de motivos para fazer guloseimas, mas toda vez que tem alguém aqui eu não faço sala, faço cozinha! E lá vou eu preparar alguma gostosura (doce) para o visitante. Estes profiteroles da foto são um acerto em qualquer ocasião, fáceis e rápidos de fazer, sem contar que são de agradar gregos e troianos.

Profiteroles recheados com doce de leite

Ingredientes
240ml de água
100g de manteiga com sal
115g de farinha de trigo
5 ovos
100g de doce de leite para rechear


Modo de preparo
Coloque a água e manteiga em uma panela média e leve ao fogo alto até ferver, em seguida junte a farinha  e misture com uma colher de pau até homogenizar, cozinhe rapidamente essa massa em fogo baixo até desgrudar da panela. Retire do fogo e transfira para a batedeira, acrescente os ovos um a um batendo em velocidade alta até formar uma massa lisa e bem homogênea. Coloque a massa em um saco de confeitar, corte o bico do mesmo do tamanho do diâmetro do seu dedo indicador ( um pouco menos de 1cm de diâmetro). Em duas formas retangulares grandes, com a massa do saco de confeitar, faça círculos preenchidos de mais ou menos 2cm de diâmetro (Lembrem-se que são mini profiteroles) com espaço de 2 cm entre cada um. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 30mn ou até que dourem. Depois de frios, abra os profiteroles delicadamente com os dedos mesmo e com a ponta de uma faca pequena recheie com doce de leite.
Consegui 30 unidades
*A cobertura é opcional, e eu usei ganache de chocolate meio amargo. Levei ao microondas 100g de chocolate meio amargo picadinho e 50ml de creme de leite sem soro por 40 segundos, em seguida misturei bem com auxilio de uma espatula de silicone até os ingredientes homogenizarem e reguei os profiteroles com o ganache.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Meus primeiros cookies


Vou confessar: Achava que era mais simples! 
Deveria ter lido as dicas da Pati antes de encarar uma receita de cookies de frente, tem muuuuitas especificidades. Os meus ficaram saborosos, macios por dentro e crocantes por fora, bem como deveria ser, porém meu erro foi a respeito da temperatura do forno (que não deve ser alta no inicio) e o espaço entre um biscoitinho e outro, como os meus grudaram uns nos outros eu usei cortadores de estrela para deixa-los bonitinhos. No mais é uma receita simples, daquelas que todo mundo que é metido a cozinhar tem os ingredientes em casa.


Cookies com pedaços de chocolate


Ingredientes:
200G de chocolate meio amargo picado
2 xícaras de chá de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
1 xícara de chá de manteiga gelada
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá de açúcar refinado
2 colheres de sopa de essência de baunilha
3 ovos inteiros

Modo de preparo:
Bata a manteiga+ açúcar (mascavo e refinado)+ ovos+ essência de baunilha até formar um creme fofo. Em seguida acrescente o trigo, sal e o fermento e misture com auxilio de uma espatula até todos os ingredientes incorporarem à massa por completo, por ultimo acrescente os pedaços de chocolate e misture delicadamente. Forre uma assadeira retangular com papel manteiga e disponha a massa fazendo pequenas bolinhas com uma colher de sopa ou uma cookie scoop afastadas 5cm uma das outras e leve ao forno ao forno pré aquecido à 160 C°.

domingo, 4 de setembro de 2011

Bolo pequena sereia

Uma das partes mais legais de confeitar é fazer bolos artísticos infantis! Nesse momento você pode brincar com o lúdico, inventar mil personagens, dar rostinhos humanos à eles, cores diferentes, etc... Coisa que Manu (Emanuel meu noivo) não entende quando me questiona porque eu faço conchinhas do mar cor de rosa, ou polvos e peixinhos com um sorrisinho =P
Este bolo foi para o aniversário de um ano da pequena Tiphany.