domingo, 28 de agosto de 2011

Um red velvet delicioso e uma grande decepção

Primeiro a notícia ruim, meu bolo desmoronou depois de pronto...
Agora a notícia boa, o sabor desse bolo é maravilhoso e combinou muito bem com o marshmallow (em se tratando de sabor).
*Uma dica: Jamais recheie bolos e tortas com marshmallow, é um doce que não dá fixação as camadas do bolo, as camadas vão deslizar como seus pés deslisariam em um chão cheio de sabão, use apenas para cobrir.

Os recheios para esse tipo de bolo variam bastante, desde que seja branco (para contrastar com a massa vermelha), vi algumas receitas usando cremes a base de buttermilk ou sour cream, mas sinceramente não sou muito amiga de sabores ácidos que lembram coalhada. Por incrível que pareça o uso do marshmallow no bolo não o deixou enjoativo.

Red Velvet
Ingredientes:
1 e 1/2 xic. de chá de açúcar
1/2 xic. de chá de manteiga
2 ovos inteiros
2 xic. de chá de farinha de trigo
2 col. de sopa de chocolate em pó
1 col. de café de bicarbonato de sódio
1 col. de chá de fermento químico
1 col de sopa de corante alimentício gel
1 col de sopa de extrato de baunilha
2 col de chá de vinagre branco
1 xic. de chá de leite.
* O bolo fica com a cor vermelho pronunciada graças a reação química do bicarbonato de sódio com o ácido acético (só uma colher de  corante não bastaria para ficar vermelho vivo, sem essa combinação de vinagre e bicarbonato seu bolo ficará marrom ou você terá que usar um tubo inteiro de corante e acabar com o sabor do seu bolo). =)

Modo de preparo:
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos até formar um creme fofo, em seguida acrescente os ingredientes secos à mistura alternando com os líquidos, bata tudo em velocidade média, enforme em forma untada de 30cm de diâmetro e leve ao forno por 45 minutos a 160-180°C.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reinventando receitas: Cupcakes de chocolate com glacê amanteigado


Eu que não consigo me conter em mudar alguma coisa em uma receita, por confiar demais na minha intuição (Ainda bem), estava lendo uma revista da Wilton de 1999 (que minha sogra generosamente passou para os meus cuidados) onde haviam diversas receitas de coberturas, daquela época que era moda aqueles bolos todos decorados com bico pitanga (que eu ainda acho uma gracinha) e eu fiquei... digamos que, curiosa a respeito do tal glacê amanteigado que fazia parte da decoração de todos os bolos daquela época, então ontem a noite inventei uma receita rápida de cupcake de chocolate só para poder utilizar a nova cobertura que havia aprendido. Os bolinhos ficaram fantasticamente macios e saborosos, porém o glacê não tem um sabor maravilhoso, é o tipo de cobertura para comer com os olhos, pois é muito gordurosa e tem corantes diga-se de passagem, mas não dá para negar a belezinha que esses bolinhos ficaram.

Receita:
Cupcakes
2 ovos inteiros
3 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 xícara de chá de açúcar
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de chocolate em pó\
1 colher de chá de fermento químico
100ml de leite de coco
100 g de chocolate amargo

Modo de preparo
Bata os ovos com a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo, em seguida acrescente a farinha de trigo e o chocolate em pó aos poucos alternando com o leite de coco, bata em velocidade média, ao final acrescente o fermento químico. Unte 12 forminhas para cupcake ou asse em 12 forminhas de papel para cupcake (mais prático), encha as forminhas com a massa até 1,5cm da borda e acrescente um pedaço pequeno de chocolate amargo e afunde-o com o dedo na massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Depois de assados e frios confeite-os com o glacê,

Glacê amanteigado
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada à temperatura ambiente
1 colher de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de leite condensado
1 colher de chá de essência de baunilha
Corante alimentício gel a gosto

Bata a manteiga e a gordura vegetal até formar um creme e dobrar de volume, acrescente o açúcar bata, em seguida o leite condensado a essência de baunilha e por ultimo o corante. Confeite os bolinhos como desejar. Para confeitar estes da foto usei bico pitanga aberto para fazer as ondinhas e o perlê pequeno para fazer as bolinhas.








sábado, 20 de agosto de 2011

Brigadeirão e os Foodblogs salva-vidas do dia-a-dia


No meio dessa correria que está a minha vida, confesso que ando bastante sem tempo para ser criativa, e a Tati tem salvado meus almoços nos últimos tempos, pois toda vez que me vejo no dilema de o que fazer para o almoço de hoje? Eu dou uma conferida no blog dela e than than thannnn, encontro uma receita bem prática para fazer com os ingrediente que tenho em casa. Hoje, além do frango assado de forno que copiei do blog dela, eu não resisti e tive que testar a receita de brigadeirão de microondas, confesso que amo um microondas mas não exploro os recursos dele como uma boa amante. 
Bem, o resultado: Fiquei de queixo caído, essa sobremesa fica pronta em tempo recorde!! Apenas 10 minutos. Qualquer pessoa pode fazer, até meu noivo (hehe tadinho dele, to frita se ele ler isso). E é muito saboroso. Vale a pena fazer!
A receita completa --->Clique aqui

Aline Gemaque, patisserie.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os meus pães de mel =)


Finalmente possuo a receita ideal de pães de mel, depois de muito revirar pela internet e em livros de receita e sempre ficar frustrada com o que encontrava ou com o resultado final do produto, eu resolvi apostar na minha intuição e adaptei alguns achados ao meu gosto, e obtive pães de mel que para mim são perfeitos! Espero que os leitores perdoem meu ataque de vaidade, mas estou com ciuminho dessa receita, e postarei apenas a foto. =)

Aline Gemaque, pâtisserie.

domingo, 14 de agosto de 2011

Cheesecake com geleia de framboesa e um desabafo a respeito dessa história de receitas com medidas malucas


Já faz um tempo que eu venho pesquisando muitas receitas em food blogs por aqui, e uma coisa que me chama muita atenção (e me aborrece diga-se de passagem) é o fato de algumas pessoas não terem o bom senso de escrever uma receita com medidas práticas, por ex: 
3/4 de xícara  + 1 colher de sopa de trigo =/
Traduzindo:
1 xícara cheia de trigo =)
(Acreditem, eu encontrei um receita todinha nesse estilo)

Outra coisa que me deixa bastante chateada também é que algumas pessoas não se dão ao trabalho de colocar a quantidade dos ingredientes em medidas caseiras (nem todo mundo tem uma balança de alimentos em casa). 
Sem falar nos ovos, acho um absurdo receitas que pedem ovos em grama (uso ovos frescos e não pasteurizados ou em pó).

Mas, vamos a parte boa e o que importa de fato! Aqui vai uma reinvenção de uma sobremesa que eu amo...

Cheesecake com geleia de framboesa

Base:
8g de amido de milho (1 col. de sopa)
70g de farinha de trigo (2 col de sopa bem cheias)
45g de farinha de amêndoas (1/2 xícara)
50g de de manteiga sem sal derretida ( 1/3 de xícara)

Recheio:
100g de cream cheese na temperatura ambiente ( 3 col de sopa)
100g de ricota (2 pedaços de aproximadamente 1cm de largura)
100g de creme de leite (1/2 xícara)
150g de açúcar (1 xícara)
1 ovo inteiro
1 colher de extrato de baunilha
1 colher de café de amido de milho
Raspas de limão

* Cobertura: 100g de geleia de framboesa para cobrir (+ ou - 1 xícara )

Modo de preparo:
Junte os ingredientes da base em uma vasilha e amasse até formar uma massa lisa que não grude nos dedos, forre o fundo de uma assadeira redonda de fundo removível de 22cm com essa massa e reserve.

Coloque no liquidificador os ingredientes do recheio e bata até formar um creme liso e homogêneo. Despeje este creme sobre a assadeira coberta com a massa e leve ao forno pré aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos. Faça o teste do palito. A massa não muda de cor depois de assada, apenas fica firme e cresce um pouco.
Assim que retirar do forno despeje a geleia sobre o Cheesecake espere esfriar e leve-o a geladeira, desenforme apenas depois de frio.

*A farinha de amêndoas pode ser substituída por farinha de castanha de caju ou castanha do Pará, porém ainda não fiz este teste.

Aline Gemaque, pâtisserie.

Cupcakes de laranja com coco cobertos com chocolate branco


Bem, esse post eu quero dedicar a minha prima Julia que outro dia me pediu a receita de cupcakes. Estes aqui são uma adaptação da receita que encontrei no blog da Pati  de cupcakes de coco com cobertura de chocolate branco, aqui eu acrescentei suco de laranja na massa e na cobertura e confeitei com raspas de chocolate branco ao invés de coco. ficaram muito macios e saborosos =)

Cupcakes de laranja com coco cobertos com chocolate branco

Massa:
50g de manteiga sem sal (1/3 de xícara)
150g de farinha de açúcar refinado (1 xícara cheia)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
3 ovos inteiros
230g de farinha de trigo ( 2 xicaras cheias)
2 colheres de sopa de fermento químico
3 colheres de sopa de coco ralado seco
50 ml de suco de laranja (Integral, sem açúcar e espremido na hora)
Raspas de laranja

Cobertura:
100g de chocolate branco
100g de creme de leite (1/2 xícara)
20g de manteiga sem sal ( 1 colher rasa)
3 colheres de sopa de coco ralado
25ml de suco de laranja (Integral, sem açúcar e espremido na hora)

Modo de preparo da massa:
Bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até formar um creme fofo, em seguida acrescente os ovos um a um batendo, depois a farinha de trigo, o suco de laranja o coco ralado, misture e por ultimo acrescente o fermento e incorpore-o com auxilo de um fuê. Divida a massa em 10 forminhas de papel para cupcake (estas devem ser sustentadas por formas de aluminio para cupcake). A massa deve preencher apenas o equivalente a 40% do volume total das formas, não se preocupe que os bolinhos irão crescer e com certeza irão precisar de espaço para isso. Leve ao forno pré aquecido a 160°C por 35 minutos.

Modo de preparo da cobertura:
Em uma panela misture o creme de leite, o coco, a manteiga, o chocolate branco e o suco de laranja,  aqueça bem rapidinho a mistura (cerca de 5 minutos), desligue o fogo e misture até o chocolate dissolver completamente. Leve ao freezer por 30 minutos. Em seguida bata até que a mistura fique mais leve, fofa e mais clara, esse processo também deverá ser rápido, caso contrario o creme de leite talha.

Com os cupcakes frios, cubra-os com o creme branco e confeite com raspas de chocolate branco.

Aline Gemaque, Le pâtisserie.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

"Preta maluca"

A queridinha do meu noivo é nada mais nada menos que a tradicional nega maluca, que ele rebatizou com o nome de "preta maluca", uma recriação bem simples que dá para fazer no fim de semana que bate o desejo por chocolate.

Preta maluca do Manu

Massa:
6 ovos inteiros
150g de farinha de trigo
200g de açúcar
50g de chocolate em pó de boa qualidade
50g de manteiga sem sal derretida
20g de fermento químico

Calda para molhar a massa:
200g de açucar
200 ml de água
30g de chocolate em pó de boa qualidade

Recheio e cobertura
200ml de creme de leite fresco
100g de açúcar de confeiteiro
30g de cacau em pó
20g de chocolate em pó

Extra:
180g de raspas de chocolate para confeitar

Modo de preparo da massa:
Pré aqueça o forno a 180°C, junte os ovos e o açúcar e aqueça em fogo brando mexendo. Em seguida transfira essa mistura para batedeira e bata até obter uma textura leve e fofa, então acrescente o trigo e o chocolate peneirados aos poucos batendo, por ultimo adicione a manteiga derretida em temperatura ambiente  e o fermento, incorpore-os a massa com auxilio de um fuê. Leve a massa ao forno em assadeira de 22cm de diâmetro por 40mn.

Modo de preparo da calda:
Junte todos os ingredientes (Açúcar +água+chocolate em pó) em uma panela e deixe ferver. Reserve.

Modo de preparo da cobertura.
Coloque o creme de leite para gelar de véspera, uma hora antes de utiliza-lo coloque-o no congelador.
Então bata o creme de leite com o açúcar até formar picos, em seguida adicione o chocolate em pó e bata apenas até incorpora-lo ao chantilly.

Montagem:
Com o bolo frio e desenformado, abri-lo ao meio e molhar a massa com a calda, rechear com chantilly, acrescentar as raspas de chocolate, colocar a segunda camada e repetir o processo realizando o acabamento em seguida com as raspas de chocolate.

Aline Gemaque, pâtisserie

sábado, 6 de agosto de 2011

A gastronomia para quem ama doces

Lembro-me do meu primeiro bolo, aos 13 anos de idade, preciso falar que não deu muito certo? Pois é, ele foi um fracasso, mas lembro muito bem das palavras de minha mãe tentando me consolar: "Filha, tudo na vida é treino, ninguém faz nada perfeito na primeira tentativa, a gente sempre ensaia antes".
E foi assim que levei ao longo dos anos, hoje, mais de 10 anos após a minha primeira tentativa de criar um bolo divino, posso me considerar mais treinada, mais apta e capacitada. Em algum momento do meu passado eu botei na cabeça que eu tinha talento para fazer doces, pois eu gostava e gosto muito de comer doces, isso só podia estar no sangue.
Me profissionalizei, fiz curso superior em nutrição, pois na época era a unica coisa mais próxima da cozinha que eu poderia estudar, e enquanto minhas colegas de turma adoravam perambular nos corredores dos hospitais clinicando, eu gostava mesmo era de estar na cozinha, preparando os cardápios, experimentando sabores, testando combinações. Quando sai da universidade não foi diferente, eu continuava na cozinha e dessa vez nas grandes cozinhas da cidade de Belém, como responsável técnica de controle de qualidade higiênico-sanitário, estava perto de tudo o que gostava, porém eu queria mais! Aqui e ali eu dava pitacos nos pratos, eu aprendia receitas e incrementava outras. Decidi então estudar a arte da confeitaria, e logo depois as portas se abriram para o meu sonho, CRIAR, doces divinos, elaborados, lindos e gostosos. Comecei prestando serviços de consultoria, elaborando os cardápios de sobremesas dos restaurantes, as tortas e doces das docerias, etc. Hoje estou as vésperas de criar algo meu para os outros, um local recheado de sonhos e coberto de realizações que irá abrir as portas em janeiro de 2012, para fazer todos os seus frequentadores cometerem um pouquinho do pecado da gula.

Aline Gemaque, pâtisserie.